Estádio Olímpico Monumental

Em 1950, o Grêmio deu um passo importante para a modernização do clube. Na gestão do presidente Saturnino Vanzelotti, adquiriu uma área no Bairro Azenha para a construção do estádio que substituiria o Fortim da Baixada, como era conhecida popularmente a primeira casa gremista. Terminava uma história de 50 anos, e começava uma nova era na vida do Grêmio.
O projeto do Olímpico, do arquiteto Plinio Oliveira Almeida, foi escolhido em um concurso, e a construção terminou em 1954.
– A obra foi muito visitada pelos gremistas, que tinham um anseio grande de ter um templo que não fosse a Baixada, que já era muito antiga – lembra Dourado, que na época ainda era estudante do Colégio Anchieta.

As dificuldades para a conclusão, no entanto, foram muitas, como revelou Vanzelotti em entrevista à Revista Grandes Clubes Brasileiro, em 1971, citada no livro Até a Pé Nós Iremos:

– Precisaríamos de Cr$ 25 mil para terminar o Olímpico. Não havia de onde tirar o dinheiro. Fomos à Caixa Econômica Federal, que colocou as dificuldades para o empréstimo de Cr$ 8 mil. Apelamos ao Dr. João Goulart. Por meio do então presidente Getúlio Vargas, conseguimos o financiamento – disse o ex-presidente.

O jogo de inauguração ocorreu em 19 de setembro de 1954, diante do Nacional, de Montevidéu. O Tricolor venceu por 2 a 0, com gols do atacante Vitor. O time que atuou naquela data teve Sérgio, Roberto, Ênio e Orli; Sarará e Itamar; Tesourinha, Milton, Camacho (Vitor), Zunino e Torres (Jorginho). O público total foi de 15.273 pessoas.
A nova casa marcou o começo de um período de glórias, com 12 campeonatos conquistados em 13 disputados: o penta Gaúcho e Metropolitano de futebol profissional de 1956 a 1960, e o hepta gaúcho de 1962 a 1968.
Em 1976, já como presidente, Dourado percebeu que o estádio necessitava de melhorias e decidiu realizar a construção do anel superior, entre outras mudanças:
– O lado das gerais era descoberto. Então resolvemos partir para a cobertura. O Plinio Almeida trabalhava conosco no Departamento de Patrimônio e fez um estudo. Já que eu tinha ido para o Exterior e visto camarotes, como no Estádio Asteca (no México), achei que deveríamos partir para isso também – destacou Dourado.
Para viabilizar a construção, até campanha de cimento o clube fez:
– Tínhamos uma promoção que deu bastante dinheiro. Fizemos uma coisa fundamental, não só do ponto de vista de arrecadação, como de aproximação daqueles que são os donos do estádio, a torcida gremista. Corremos o Estado fazendo a campanha do cimento e fomos gratificados.
No dia 21 de junho de 1980, uma vitória de 1 a 0 sobre o Vasco da Gama em partida amistosa marcou a inauguração do estádio concluído, que a partir daquela ocasião passou a se chamar Olímpico Monumental.
A partir da década de 1980, o Grêmio foi bicampeão brasileiro, tetra da Copa do Brasil, bi da Libertadores e campeão do mundo, entre outros títulos. O Olímpico se tornou um verdadeiro templo gremista. Templo, com o futuro decidido. Antes de completar 60 anos, deverá ser demolido.
Dados gerais:
Nome Oficial: Estádio Olímpico Monumental.
Endereço: Largo Patrono Fernando Kroeff nº 1 - CEP 90880-440 - Bairro Azenha - Porto Alegre/RS - Fone: (51) 3218-2000.
Público Recorde: 98.421 (85.751 pagantes) - 26/04/81 Grêmio x Ponte Preta - Campeonato Brasileiro.
Camarotes: 40 camarotes com 10 lugares cada. Cinco camarotes com 20 lugares cada.
Tribuna de Honra: 140 lugares especiais.
Setores para Deficientes Físicos: Lugar para 28 cadeiras de rodas e 22 acompanhantes.
Salão Nobre do Conselho Deliberativo: Auditório com 220 lugares.
Vestiários: Seis vestiários profissionais mais um vestiário de arbitragem. Cinco com saídas para o campo.
Dimensões do gramado: 68 x 105m - Tamanho oficial exigido pela Fifa.


Grama: Bermuda Green (o clube também utiliza a Raygrass Americana no inverno).
Iluminação: 68 x 105m - Seis postes de iluminação. 20 refletores de 1500 watts em cada poste.
Potência: 650 Lux.
Imprensa: 26 cabines duplas fixas mais 50 cabines provisórias. Duas salas de imprensa. Duas salas para entrevistas coletivas.
Estacionamento: 700 vagas.






Compartilhe »»







0 comentários:

Postar um comentário